Benefícios de um ERP

16 de setembro de 2019 By 0 Comments

Enterprise Resource Planning: Benefícios para qualquer empresa

ERP e a sua função

Entre outras coisas, explicamos na outra postagem como o ERP é um software que visa auxiliar o dia a dia das mais diversas empresas. Caso se interesse, dê uma olhadinha no nosso outro post.

A ideia por trás do ERP é ter uma ferramenta para facilitar o dia a dia de uma empresa, tanto no nível operacional quanto no gerencial e estratégico dos mais diversos setores que existem dentro das organizações.

Parece um pouco complicado de trazer um entendimento palpável pra realidade a primeiro momento, mas algumas pesquisas revelam informações que podemos facilmente entender e não devemos ignorar sobre os ERPs e seus benefícios.

Os principais benefícios de um ERP, na prática

Como dito anteriormente, existem alguns pontos positivos sobre a implementação de ERPs que são fáceis de enxergamos. Dentre eles, destacam-se:

Visão ampla e em tempo real do negócio

Acompanhar o andamento dos seus projetos e processos com exatidão e em tempo real, de forma a agir corretivamente em caso de qualquer gargalo ou problema inesperado.

E o melhor de tudo: por ser um sistema integrado, isso engloba todos os setores da organização.

Integração total das informações financeiras

Custos e receitas, lucros e prejuízos…. Temos sempre que ficar de olho neles, não é?

Todas as movimentações financeiras da empresa podem ser facilmente visualizadas e acompanhadas, pois estão centralizadas em um único lugar.

Não só isso, ficar de olho no histórico de gastos e recebimentos do seu negócio é essencial para projetar um futuro estável e estratégico.

Simplificação das obrigações fiscais

Se manter em conformidade com suas obrigações é uma tarefa bastante trabalhosa.

Entender as legislações tributárias e fiscais faz parte do dia a dia de qualquer empresa, e portanto um sistema que pretende facilitar qualquer problema não podia deixar de tratar esse gargalo, não é?

Emissão e impressão de documentos fiscais, cálculo de alíquotas e taxas e muitos outros controles fazem parte dos módulos fiscais dos melhores ERPs, e são uma pedida certa para qualquer negócio.

Redução de custos operacionais

Tarefas como controle de estoques, cálculos de descontos, cálculos de parcelas, cálculos financeiros e etc…

Todas essas operações, quando são automatizadas por um ERP, geram uma ENORME economia nos seus custos, uma vez que o tempo e a mão de obra gasta para realizar essas tarefas não é mais necessária.

Redução de erros operacionais

Os mesmos processos que foram citados no item anterior, quando são executadas por pessoas, são passíveis de erros. Porém, um sistema realiza tudo de forma automática e portanto não irá cometer os erros que uma pessoa cometeria.

Dessa forma, podemos ter certeza de que a quantidade de erros e equívocos operacionais serão drasticamente diminuídos por empresas que adotarem um sistema ERP.

Segurança e acessibilidade de informações

A realidade é que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder informações sobre seus clientes, seus produtos, suas vendas, suas despesas, seus colaboradores, suas métricas de desempenho, entre outras coisas.

Um ERP integrará a sua organização e garantirá que esteja tudo registrado e portanto, salvo de perdas e esquecimentos.

Logo, todo investimento com um sistema que se molde ao seu negócio e não limite seus processos, é uma grande evolução dentro do mercado.

Nos dias atuais acesso aos benefícios um ERP é quase uma obrigação para se tornar competitivo no mercado.

Não só isso, possuir flexibilidade dentro do seu sistema é uma diferencial para qualquer empresa que queira se posicionar melhor no mercado.

Outras informações sobre os benefícios de um ERP

Segundo uma pesquisa publicada pelo Portal ERP, empresas que adotam ERPs crescem 35% mais rápido. Isso mostra de forma clara e inquestionável a eficácia desses sistemas na realidade das empresas mais diversas.

Não só isso, nessa mesma pesquisa pôde-se verificar que o uso de um ERP beneficia também o cliente, uma vez que a qualidade de entrega para clientes teve um aumento de 9%.

Segundo o 2018 ERP Report, uma pesquisa feita pela Panorama Consulting, 68% dos vendedores que compõem a força de vendas de empresas com ERP se dizem entre satisfeitos e muito satisfeitos com a implantação e o uso do sistema.