Afinal, o que (de fato) é um ERP?

12 de setembro de 2019 By 0 Comments

ERP – Uma ferramenta essencial para empresas competitivas

Uma breve introdução

Enquanto as empresas cada vez mais se vêem cercadas por inovações, novas técnicas e novas tecnologias (muitas vezes adotadas pioneiramente por concorrentes), frequentemente elas têm de se adaptar para conseguir acompanhar o passo (ACELERADO!!!) desses avanços.

Dentre as ferramentas mais atuais podemos encontrar sistemas que visam melhorar a execução dos mais diversos processos existentes dentro das organizações, ao mesmo tempo em que conseguem auxiliar os níveis gerenciais e estratégicos nas suas tomadas de decisão.

ERPs, CRMs e BIs são apenas exemplos dos muitos modelos de sistemas disponíveis no mercado para as empresas modernas e que buscam se adequar aos seus competidores ao tornarem mais eficientes as suas atividades internas.

Mas afinal de contas, o que é o ERP?

Esse artigo foi escrito com a ideia principal de te ajudar a entender o que é um ERP e para quê ele realmente serve. No geral, um ERP é um software de gestão automatizado para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

“Na prática ele é um software corporativo, que tem como principal finalidade oferecer um suporte para que as empresas possam ter controle total de suas informações.”

Portal ERP

Enterprise Resources Planning, nome que poderia ser traduzido como algo como “Planejamento dos Recursos da Empresa”, é o nosso tão citado ERP. É um sistema de gestão informatizado, que utiliza da automação através dos computadores para executar de forma ágil e eficiente vários processos que compõem a operação de uma empresa.

O ERP tem a função de registrar e centralizar todas as informações da sua empresa, de forma que garante a segurança e um fluxo eficiente dos dados.

Se as empresas fossem pessoas como eu ou você, o ERP seria como o coração: Ele bombeia o sangue(nesse caso, as informações) para todos os cantos.

Automatização de tarefas

Mas se você achou que esses sistemas só faziam a segurança e a distribuição das informações, você se enganou. Um ERP ainda tem a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e que engolem o nosso tempo sem nem percebermos. Como, por exemplo, cálculos de juros, acréscimos, parcelas e acompanhamento de estoques na hora das nossas vendas.

Geração de relatórios

Um bom ERP também gera relatórios com as informações sobre os setores da empresa e os entrega direto nas mãos dos gestores responsáveis, sem necessidade de deslocar algum colaborador para criar esses relatórios.

A grande maioria dos ERPs presentes no mercado dividem as suas funções em módulos, segmentando assim de acordo com os setores das empresas. Dentre esses módulos, podemos destacar principalmente: Estoques, Vendas e PDVs, Contabilidade, Finanças, Fiscais, Recursos Humanos, Produção e muitos outros!

Substituição de ferramentas

Ainda hoje é comum que especialmente pequenos negócios sejam geridos com ferramentas não tão eficazes. Várias empresas ainda utilizam inúmeras planilhas.

Por exemplo, podemos ver por aí: Planilhas para estoques, Planilhas para vendas, Planilhas para finanças/planilhas financeiras, Planilhas de gastos, Planilhas de receitas, Planilhas de orçamentos e muitas outras.

Não só as planilhas, ainda é possível encontrar negócios geridos inteiramente através de anotações em papéis. Isso pode ser extremamente desastroso, uma vez que papel pode molhar, rasgar, se perder, ou até mesmo pegar fogo.

WSGE

A JD System tem anos de experiência provendo sistemas de gestão para empresa de diversos tamanhos e segmentos. Ao longo desses anos de experiência, desenvolvemos nosso ERP: o WSGE. Ele possui vários pacotes de módulos, de forma que pode atender desde pequenos até grandes negócios.

Com mais de 150 funções e operações, o WSGE atende clientes dos ramos de Materiais Hospitalares, Autopeças, Vidraçarias e Moldurarias, Lojistas, e muitos todos em todo o território nacional.

Finalização

Em suma, um ERP é o principal responsável por reduzir custos e perdas de tempo. Ele é um software desenvolvido para automatizar e facilitar o dia a dia das empresas dos mais diversos ramos, segmentos e tamanhos.

Dessa forma, é uma ferramenta essencial para empresas que querem se tornar ou se manter altamente competitivas para consequentemente se expandir, uma vez que o ERP é uma ferramenta extremamente eficaz e moderna extremamente utilizada em todo o mundo por empresas de excelência.