ERP, o Grande Aliado dos Empresários

19 de julho de 2018 By 0 Comments

Muitos profissionais da área empresarial ainda se perguntam o que é um sistema ERP. O que na teoria parece um bicho de sete cabeças, na prática se transforma em um sistema de gestão eficaz, simples, rápido e altamente lucrativo.

O Fator Concorrência

No atual momento de alta competitividade em que o mercado mundial se encontra, obter mais lucro, diminuir os custos, melhorar o produto e agregar mais valor à marca é tudo o que as empresas querem para quebrar a concorrência e conquistar um nicho de clientes mais fidelizado. As empresas cobram cada vez mais dos seus donos e gestores, uma maior rapidez na tomada de decisões e jogo de cintura para se adaptarem aos novos modelos de negócios impostos pelo mundo civilizado.

Diante dessa necessidade tem ganhado cada vez mais visibilidade o sistema Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos Empresariais, ERP. Ele nada mais é que um software que permite a empresa automatizar e integrar os seus processos em um único lugar. E como isso acontece?

O Diferencial de um ERP

O sistema oferece para o usuário e dono do empreendimento informações exatas sobre os dados de vendas, controle dos clientes, além do acesso às operações diárias da empresa e do setor financeiro. As decisões estratégicas podem ser analisadas com muito mais calma e segurança. O sistema ERP elimina a necessidade de planilhas e processos manuais. Tudo é feito através de um único sistema de gestão.

Vamos falar na prática sobre números: uma pesquisa desenvolvida pelo IDG Research Services e divulgado no site do Portal ERP, mostra que as empresas que usam um sistema de planejamento de recursos e gestão empresarial crescem 35% mais rápido e com a produtividade 10% mais elevada do que aquelas que não utilizam nenhum processo. Esse estudo ouviu basicamente 300 companhias de médio porte localizadas nos Estados Unidos e na Europa. Para eles, as maiores vantagens de possuir um ERP são as seguintes: maior acessibilidade, usabilidade, qualidade e inteligência de dados. Mas esse ganho não se limita apenas a empresas de médio porte. Consta ainda que grandes empresas possuíram 4 vezes mais chance de otimizar os seus estoques e apresentaram uma melhora de 9% na entrega do produto. A probabilidade de acessar remotamente as informações sobre o negócio, foi apontado como outro atrativo desse sistema de gestão.

 

No nosso e-book “Impacto de um Sistema de Gestão”, você confere em maior profundidade os motivos das empresas não trabalharem mais sem um sistema de gestão ERP (clique aqui para download).

 

O Sistema de Gestão WSGE

Pensando em todas essas necessidades, a JD System durante os últimos 20 anos, desenvolveu o WSGE, seu próprio sistema ERP. Com ele é possível controlar os pagamentos e recebimentos do centro de custos, o fluxo de caixa, as previsões de despesas, balanço econômico mensal, gestão e cadastro de vendas, produção de relatórios, movimentações no estoque, ordem de compras, controle por lotes e validades da fabricação de produtos e a consultar o status de entrega dos pedidos pelo vendedor.

Entendendo que cada empresa possui a sua especificidade, a JD System criou pacotes com serviços voltados para as diferentes demandas dos seus clientes. Existem três pacotes: o Pacote Small, criado para atender microempresas que necessitam de funcionalidades mais simples para o dia a dia do negócio; o Pacote Standard, voltado para pequenas e médias empresas, que permite uma flexibilização maior do ERP adicionando vários processos aos já presentes no Pacote Small e o Pacote Enterprise, indicado para médias e grandes empresas e inclui todos os processos disponibilizados pela JD System. Os pacotes ainda dão direito ao cliente de utilizar o aplicativo Força de Vendas, que permite o acesso remoto dos usuários ao sistema de cadastro de clientes, pedidos de vendas e múltiplas tabelas de preços. E o melhor, todas essas funções estão sincronizadas com o software WSGE.

Se você ficou interessado e quer saber mais como funciona o sistema, entre em contato com a nossa equipe. Ela está pronta para te atender.